21 JULHO- Depressão entre os cristãos

Resumo

A mensagem aborda a questão da depressão entre cristãos, destacando que a depressão é um transtorno multifatorial, envolvendo aspectos genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos, e não meramente espirituais. A mensagem enfatiza que mesmo Jesus experimentou angústia e tristeza, especialmente no Jardim do Getsêmani. Jesus nos mostra que, em momentos de depressão, recomendamos buscar uma companhia de amigos cristãos, ser vulnerável e compartilhar nossas dores, e derramar nosso coração em oração a Deus. O exemplo de Jesus no Getsêmani ensina a importância de não enfrentar a dor sozinho, mas sim encontrar consolo e ajuda na fé e na comunhão com outros cristãos. A oração sincera e a abertura para amigos de fé são passos essenciais para lidar com a depressão.

Depressão

Ocorre no nosso meio que algumas pessoas têm a tendência de dizer que o cristão não fica em depressão, e eu quero falar muito a respeito disso. Uma das coisas que precisamos entender é que a depressão já foi estudada, já foi compreendida.

O que é depressão? 

A depressão é um transtorno que interfere na vida diária de uma pessoa, na capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. Ela é causada por uma combinação de fatores genéticos, ou seja, há pessoas que têm tendência a serem deprimidas, biológicas, ambientais e até mesmo psicológicas. Não vi nada que tenha sido treinado que indique ser espiritual. 

Vamos separar uma coisa

Uma pessoa que peca, todos somos pecadores! Se ela está em pecado, a Bíblia diz que um abismo chama outro abismo. Ó pecado pesa. Davi não ficou deprimido porque pecou. Davi pecou e ficou angustiado, e disse que o pecado estava nele; enquanto não confessou os pecados, até os ossos doíam. Pecado é pecado. Pecado arrependido e confessado é pecado perdoado. ” Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os pecados.”

Pecados e depressão são questões físicas, são situações do dia a dia, irmãos.

Não sejamos ignorantes na questão do mundo espiritual. A Bíblia diz que o diabo não nos toca , ele não pode tocar nem um fio de cabelo nosso. Ele não tem autorização para isso. Mas nós vivemos situações do dia a dia que podem nos levar à depressão. Consegue entender isso? Há fatores como, por exemplo, eu vou fazer 60 anos. Não parece, tenho cara de 35, mas vou fazer 60. Meu corpo não produz mais algumas enzimas permitidas. Existem estudos sobre isso. Eu estudei a respeito, porque entrei em depressão. Precisamos entender isso no nosso meio, na nossa casa, na nossa família, para nossa igreja, pode acontecer, somos humanos. 

Eu repito para você

Há situações que nos levam a isso, e é um consolo indescritível saber que o nosso Senhor Jesus conhece essa experiência. Como assim, pastor? Jesus passou por tantas coisas. Veja o que está escrito em Hebreus 4:15: ” Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. ” ” Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. ” 

Deixa eu explicar uma coisinha sobre tentativa e pecado. 

Você pode ser tentado e resistir, e não pecar. Foi o que aconteceu com Jesus. O Espírito Santo levou Jesus para ser tentado no deserto. O diabo tentou, mas quem levou Jesus para ser tentado foi o Espírito Santo. Ele foi perfeito, mas não pecou. Então, ele conhece as nossas dores, porque a Palavra de Deus diz em Isaías que ele é um varão de dores. O profeta já declarou: virá o Messias, varão de dores. A vida para Jesus não foi fácil.

Se você chegar para ele e falar assim: “Senhor, eu fui tentado nessa área, naquela área,” ele dirá: “Eu sei como é que é.” Deixa eu explicar algo. 

Deus Pai não pode se misturar com o pecado. Deus Pai é santo, poderoso, tremendo em sua bondade. Entende o que estou dizendo? Para que nos acheguemos a ele, precisamos de Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida. Para chegar a Jesus, preciso entender que Jesus me conhece porque ele se tornou homem, habitou entre nós e viveu o que nós vivemos. Não existe outro intercessor entre Deus e o homem, porque não tem como interceder se não sabe. Jesus sabe todas as coisas e conhece todas as coisas. Se eu chegar para ele e falar: “Estou sentindo isso,” ele dirá: “Eu entendo você. Vou orar, e o Espírito de Deus intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”

Por isso, a Palavra de Deus é clara: “Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.“* Ou seja, ele chega perante o Pai e diz: “Pai, eu sei a dor dele, sei o que ele está passando, eu entendo o que ele está vivendo.“*

Muita, muita gente tem ansiedade. 

Tem pessoas que são ansiosas demais, passam mal, marcam uma viagem e no dia seguinte já estão com dor de barriga, sudorese. Entendeu? Tem uma prova, já ficam com dor de cabeça, angustiadas. Mas ansiedade, todos somos humanos, e Deus conhece. Ele conhece o que cada um passa. É importante entendermos isso. Por isso, ele intercede por nós.

Quem sofre de depressão pode encontrar um lugar para descansar na vida de Jesus. Podemos encontrar socorro e direção no nosso Salvador no Jardim do Getsêmani, o jardim da tristeza. Aquele local para Jesus era um local onde ele ia orar todos os dias, mas naquele dia o jardim se tornou um local de tristeza. Por quê? Porque ele entrou em uma angústia tão profunda. Não sei se você sabe disso, mas para entender o que Jesus estava vivendo, ele estava vendo. Quando Jesus veio, ele veio com uma agenda. Quem tem agenda aqui? Quem precisa de agenda? Eu preciso. Dia 17, tenho algo a fazer. Dia 16, tenho que marcar um horário de fisioterapia. Se não agendo, marco duas coisas ao mesmo tempo. Jesus veio com uma agenda. Sabe qual era a agenda dele? Não era curar as pessoas, não era alimentar as pessoas, nada disso. Primeiramente, trazer as boas novas do evangelho e trazer a salvação. 

A salvação foi conquistada através do quê? Da cruz, que veio através de morte e derramamento de sangue. Jesus não ficou deprimido porque queria morrer; ele já sabia. Ele não ficou angustiado até ter dores por causa disso, mas foi por nossa causa que ele ficou daquele jeito, porque o nosso pecado viria sobre ele naquele momento, e ele, por alguns instantes, estaria longe do Pai.

 Ele falou: “Se possível, afasta de mim esse cálice.“. Não queria morrer, nada disso. O cálice que ele tinha que beber era ficar longe de Deus por nossa causa. Por isso ele disse: “Pai, por que me desamparaste?” Porque Deus não estava com ele naquele momento, pois Deus não tinha condições de comungar com o pecado. Ele foi o sacrifício perfeito, o cordeiro perfeito, para morrer no meu e no seu lugar. Precisamos entender isso, compreender quem é Jesus e de que forma ele estabelece isso.

Agora, vamos trabalhar algumas coisas que Jesus viveu nesse jardim. Ele passou por um momento, mas deixou ensinamentos. Vamos ver? Primeiramente, em sua angústia, Jesus escolheu alguns amigos próximos para estar com ele. Mateus 26:37: “Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.” 

Quando nos sentimos deprimidos, angustiados, o que devemos fazer? Procurar amigos. Foi a primeira coisa que Jesus fez. Mas Jesus procurou amigos cristãos. Ele não procurou qualquer amigo, ele não foi a um barzinho para tomar uma cerveja e esquecer a depressão. Quem ele chamou? Seus amigos mais próximos, seus discípulos. Pois somente um cristão consegue dar para nós direção vinda de Deus. Sabe como Deus fala conosco? Hebreus 1:1-2 diz: “Havendo Deus, antigamente, falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho.” Um amigo cristão pode nos ajudar falando das coisas de Deus. Como é maravilhoso chegar e dizer: “Dá aqui a mão, tem bom ânimo.” 

Jesus precisava de ajuda e procurou quem? Você procura quem quando está em depressão? Senta debaixo de uma árvore, se fecha, não fala com ninguém? Esquece. O próprio Cristo, em momentos de angústia, procurou amigos. Você tem amigos?

Primeira coisa: 

Você tem amigos em quem possa confiar, contar e ligar, dizendo: “Estou precisando de ajuda. Fica tranquilo, não é dinheiro, só preciso de alguém que possa estar comigo agora.” Porque muitas vezes precisamos só de companhia, só de alguém do nosso lado. Conheço pessoas, cristãos, que têm casas lindas, muito dinheiro, carros maravilhosos, e não têm um amigo para, na hora da dificuldade, chegar e dizer: “Você pode estar comigo agora?” Jesus tinha amigos. No primeiro momento de angústia e dor, o que ele fez? “Não vou me expor, imagina, nem vou ligar para o pastor, não quero que ninguém saiba.” Aí um dia a casa cai e todo mundo fica sabendo: separou, perdeu o emprego, largou a fé e vive uma vida qualquer.

Segunda coisa:

 Primeira coisa que Jesus fez foi buscar amigos. Começou a se sentir tomado de tristeza e angústia. Ele chamou amigos, mas falou da sua dor. Muitas vezes, você chama um amigo, mas faz o quê? Fica calado. “Não quero te incomodar.” Querido, incomoda. Deus está te dando uma oportunidade para você incomodar. Fala da tua dor. Mateus 26:38: “Então, lhes disse: a minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui, e velai comigo.” Foi o que ele fez. Ele chamou Pedro, João e Tiago. 

Sabe o que isso mostra? Que não devemos passar por momentos de angústia sozinhos. Jesus foi vulnerável. A vulnerabilidade é a palavra do momento. Temos que ser vulneráveis? Não, Jesus era forte. Você é mais forte que ele? Sabe o que é ser vulnerável? Mostrar nossas fragilidades. Jesus mostrou. Sabe o que é uma das maiores dificuldades? Mostrar para os outros que você é frágil. Se não, você vai implodir. Vai ser uma explosão interna. Tem amigos de fé e cristãos? Chama eles e fala: “Olha, está difícil. A minha vida está dura.” Jesus foi claro e disse: “Estou triste até à morte. A angústia é muito grande. Por favor, velai comigo. Eu preciso de ajuda.” Tem amigos? Fala. Fala da tua dor. Mostre a tua dor. Não precisa escancarar para todo mundo, mas fale para os amigos.

Terceira Coisa:

 Jesus derramou o coração em oração. Se quiser vencer a depressão, ore. Em meio à tristeza, à dor, ele buscou a cara do Pai. Mateus 26:39: ” E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como você quer. “Ele foi sincero. Olha o que Jesus fez. Em momentos de dor, ele chamou amigos, se abriu, e o que mais ele fez? Derramou o coração diante do Pai. Orar, falar com o Pai, é uma privilégio que nós temos. Chorar, se ajoelhar, é bom demais. Olha o que Jesus fez, o que ele deixou de ensinamento. Quando você vai se ajoelhar, não fale assim: ” Senhor, abençoa vida. ” Isso não é oração. Sabe o que é oração? Oração é abrir o coração . Jesus abriu o coração, mesmo sabendo de toda a agenda. Ele falou com o Pai: ” Estou angustiado. Se possível, tira de mim esse cálice. Não estou aguentando, não estou suportando. ” Foi sincero e pediu ajuda para Deus. Como tem sido sua oração?  ” Abençoa minha vida, minha esposa, o trabalho. Amém. “* Isso não é oração. Entra no teu quarto, fecha a porta, e fala: “Senhor, eu estou triste. Estou em depressão, não aguento mais viver.”  Fala com Ele. A oração tem que ter essa relação. A depressão vai ser curada porque você não tem forças, mas quem tem força é Deus . Você está clamando por Ele. Fala com Deus. É ele que pode resolver. Desabafa com Ele. Fala o que está dentro de você. Não precisa fazer uma oração de manhã, tarde e noite. Faça uma oração com o coração. Ora ao Senhor com o coração. Ele quer ouvir o teu coração. Chora na presença Dele . As tuas lágrimas serão recolhidas pelo Senhor e transformadas em resposta, milagre, restauração e renovação na tua vida. Isso é oração. Isso é o que Deus quer de nós.

Encontros Semanais

Domingo 09:00h - Escola Bíblica Domical
Domingo 19:00 - Culto de Adoração
Quinta 19:30h - Estudo Bíblico
Sexta 12:30h - Corumbataí

Redes Sociais

Endereço

Rua 10 nº 3.721 esq. Avenida 54 

Vila Olinda – Rio Claro – SP

Localização