COMO DEUS VÊ A SUA IGREJA - Separada, Santificada e Sustentada pela Graça

É um prazer estar de volta à igreja. Grande parte já me conhece, conhece minha esposa, e já caminhamos para 51 anos de casamento. Estamos já bem velhos, como o pastor disse, e somos jubilados há algum tempo. Quando pensamos em parar, Deus abriu o ministério no Desafio Jovem de Janeiro. Já fazem 4 anos que trabalhamos ali. Na entrada do Desafio Jovem está escrito “Desafio Jovem”. Eu vou mandar colocar “Desafio Velho” também, pois é desafiador.

Quando o pastor nos convidou para estar aqui, eu fiquei pensando sobre o que falar no aniversário de uma igreja tendo um pastor como vocês têm agora. Eu temo diante do conhecimento que se deve ter para falar. Pensamos muito sobre como vemos a igreja de Deus nesta noite. Pensando no texto que vamos ler, coloquei como tema “Como Deus vê a igreja? Como Deus vê você?”. Quero que você abra sua Bíblia em 1 Coríntios capítulo 1, versículos de 1 a 9.

O texto sagrado nos diz: “Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: graça a vós outros e paz, da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças ao meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça que vos foi dada em Cristo Jesus, porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento, assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.”

Vamos orar mais uma vez. Nosso Deus e Pai, louvamos o Teu nome agradecidos pelo dia que o Senhor nos concede, onde usufruímos das misericórdias do Senhor. Agradecemos por este lugar, escolhido e reservado, para juntos louvarmos e bendizermos o Teu nome. Sem dúvida estamos aqui porque já estava determinado pelo Senhor que estaríamos aqui. Use-nos como instrumentos em Tuas mãos e, nesse momento, que eu transmita a excelência do Teu poder. Use-me, Senhor, como vaso Teu. Oramos assim, agradecidos, em nome de Jesus. Amém.

O pastor falou sobre a sua luta, e eu acompanhei também essa luta na minha vida. Em todos os cargos na igreja, fui diácono, presbítero e pastor. Nunca trabalhei com crianças; Deus não me deu esse linguajar. Quase todo o tempo do meu ministério, trabalhei com pessoas de cabeça branca. Cheguei na terceira idade e é muito gostoso. Recebi esta semana uma mensagem falando das pessoas de 70 a 90 anos. Esta é uma oportunidade tranquila para pensar e decidir, não tão rápido como os jovens, mas com muito mais eficiência. Fiquei contente, pois é exatamente isso que estamos vivendo.

Nossos filhos casaram, temos netos, e agora estamos só eu e minha esposa em uma casa grande, onde podemos brincar de esconde-esconde. Aleluia por isso! Como Deus vê a igreja? Vejamos a beleza da igreja aos olhos de Deus. Primeiro, ela é separada por Deus e para Deus, baseado no versículo 3 do texto que lemos. O grego “ekklesia” significa “igreja”, um povo chamado para fora, tirado do mundo e separado para Deus, para uso e propósitos sagrados. Cada igreja tem dois endereços: geográfico e espiritual. Geográfico é a igreja local; espiritual é em Cristo. Infelizmente, nos nossos dias, a igreja tem sido de fora para dentro. As pessoas mostram o que adquiriram, mas Deus vê a igreja como nós, não estas paredes. Este é o lugar para carregar as baterias e mostrar lá fora o que Deus fez.

Segundo, a igreja tem um dono. Ela não é minha, nem sua, nem nossa. É de Deus, porque Ele a comprou com o sangue de Jesus. Atos 20:28 diz que devemos pastorear a igreja de Deus, a qual Ele comprou com Seu próprio sangue. Igrejas que têm donos humanos são cheias de brigas e confusões. Quando a igreja é de Deus, nos reunimos para carregar as baterias e mostrar lá fora o Deus em quem confiamos.

Fui convidado para pastorear uma igreja em São Paulo. Pelo que soube dela, recusei o convite. Um colega aceitou e conseguiu ficar apenas cinco meses. A igreja tinha donos humanos, e não dava certo. O Espírito não agia, e Deus não tinha poder ali.

Terceiro, a igreja é chamada para a santidade. A santificação é de dois tipos: posicional e processual. Posicional é estar em Cristo, um ato, não um processo. Quem está em Cristo foi separado por Deus para sempre. Processual é ser transformado continuamente à imagem de Cristo. Esta santificação é progressiva e só terminará com a glorificação, quando Jesus voltar.

A igreja de Deus é maior que nossa denominação e é composta por todos os que invocam o nome do Senhor. Fui convidado para um culto com 850 pastores. A pessoa que pregou disse que a única igreja que prega a palavra de Deus fielmente era a dele. Isso não é verdade; a igreja de Deus é universal, composta por todos os que invocam o nome do Senhor.

A igreja é enriquecida pela graça de Deus, baseada nos versículos 4 a 6 de 1 Coríntios. Os coríntios eram ricos na palavra, conhecimento e dons. Cada um tem um dom, e devemos usá-lo para o louvor do Senhor.

Santificar-se enquanto espera Cristo voltar é uma necessidade. O crente vive na expectativa da volta de Jesus e se santifica nesse processo.

A nossa salvação é garantida por Deus até o final. Perseverança da salvação é de Deus. Quem começou a boa obra em nós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus. Minha salvação é um testemunho disso. Mesmo quando estive separado de minha esposa, Deus cuidou de nós e restaurou nosso relacionamento.

Como Deus vê a igreja de Cristo? Quando o pastor me convidou, pensei nisso. A igreja de Jesus Cristo se reúne aqui. Que vocês mostrem lá fora o que Cristo fez aqui dentro. Ele comprou a igreja com Seu sangue. Vamos orar mais uma vez.

Nosso Deus e Pai, sem dúvida a Tua palavra diz que o Senhor não dorme e nem dormita. O Senhor tem os olhos voltados para nós ininterruptamente. O Salmo 40 diz que o Senhor se inclina para ouvir nosso clamor. Somos Teus filhos, a igreja do Senhor aqui. Que todos nós tenhamos esse sentimento de amor e gratidão, e possamos viver o evangelho de Cristo aonde quer que estejamos. Para Tua glória e louvor, oramos assim agradecidos, no nome de Cristo Jesus. Amém.

Encontros Semanais

Domingo 09:00h - Escola Bíblica Domical
Domingo 19:00 - Culto de Adoração
Quinta 19:30h - Estudo Bíblico
Sexta 12:30h - Corumbataí

Redes Sociais

Endereço

Rua 10 nº 3.721 esq. Avenida 54 

Vila Olinda – Rio Claro – SP

Localização