
Diz a tradição que Lucas veio da Antioquia e Paulo escreve que ele era médico e amado.
Natural da Antioquia, médico, historiador detalhitas com os fatos, Deus o escolheu para escrever um dos evangelhos. Por não ser um dos seguidores iniciais de Jesus, ele busca por pessoas que foram. Escreveu o livro de Lucas entre 60-63 Dc
Embora o autor não se identifique pelo nome, é aceito que uma mesma pessoa escreveu o evangelho de Lucas e o livro de Atos, pois o estilo e o vocabulário são semelhantes e ambos os livros são dirigidos a Teófilo (significa “amado por Deus” ou “amigo de Deus”).
Lucas não foi uma testemunha ocular dos fatos, não foi um dos seguidores iniciais de Jesus, mas textos comprovam que fora companheiro de Paulo em algumas viagens e por ser um erudito, que pesquisou as informações para escrever. Pesquisou e escreveu antes de 60 D.C, enquanto Paulo estava preso na Cesaréia.
Lucas ouviu muito sobre Jesus de seu amigo Paulo e possivelmente teve acesso aos evangelhos de Mateus e Marcos, mas não temos data de qual foi escrito primeiro. Acredita-se que mais seguidores tenham escrito sobre o Messias e Lucas fora minucioso em sua pesquisa. O foco do seu olhar para como Salvador, era enfatizar a sua humanidade.
Quanto mais leio sobre Lucas, mas curiosa fico. Um gentio, pesquisando sobre o Salvador, renegado pelo seu próprio povo, a ponto de tramarem a sua morte, claro que injustamente, mas tudo fazia e faz parte do plano perfeito de Deus, de nos resgatar dos nossos muitos pecados. Não achei informações que explique como Lucas ouvira sobre Jesus, mas sabemos que Deus o criará para ser usado e a se dispor a obedecer e escreve sobre o homem mais importante do mundo, sem imaginar a quantidade de pessoas que mudariam suas vidas, nem quantos anos depois, seu evangelho seria lido e quantos aprenderiam a amar a Jesus através de suas palavras, inspiradas por Deus.
Maria, mãe de Jesus, que morava com o discípulo amado João. Imagino Lucas a entrevistando os e anotando com clareza os grandes feitos de Jesus. Possivelmente também tenha conhecido Tiago, irmão de Jesus, que era sacerdote do templo. Um grego, conhecedor da cultura, filosofia, sabedoria, se apaixonar pelo humilde carpinteiro, que é Messias, mas morrera com assassinos, sem ter cometido pecado algum.