
“(22)E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais ansiosos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. (23) Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. (24)Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? (25) E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? (26) Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? (27) Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. (28) E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?(29) Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.(30) Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.(31) Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.(32) Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. (33) Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. (34) Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.” Lucas 12:22
A tradução da palavra Ansiosos, em Lucas 12:22, significa “rasgado”, e “inquietações” (Lc 12:29) significa “ser mantido em suspense”. É o retrato de um navio sendo jogado de um lado para o outro numa tempestade. Na língua inglesa, o termo preocupação é derivado de uma palavra anglo-saxônica antiga, que quer dizer “estrangular”. Nas palavras de Corrie Ten Boom: “A preocupação não livra o dia de amanhã das aflições; apenas rouba do dia de hoje sua força”. (Wiersen,??)
Ouvimos falar que Ansiedade, e as doenças que podem causar em nosso organismo. São um dos males do nossos dias. Você é Ansioso? A Ansiedade (Preocupação, Depressão, Estresses…) é uma fraqueza perigosa, gastamos muita energia preocupados com o futuro, que não conseguimos viver a plenitude do presente.
Ser Ansioso deveria ser uma característica só dos que não conhecem as promessas de Deus e temem pelo futuro ou a morte, já que nós cristãos sabemos para onde vamos. Enquanto Eles não possuiem o consolo do Espírito Santo.
Infelizmente Ansiedade é um pecado que contamina a todos, tanto que Jesus está falando para os seus discípulos, que estavam ansiosos.
A ansiedade deve ser tratada pelo entendimento da palavra e quando crônico, por médicos especialistas, com medicamentos e terapia. Só tome cuidado, nosso país é um dos que mais consomem medicamentos ansiolíticos e calmantes. Médicos os receitam como a única solução, sem levar em conta a dependência e os efeitos colaterais que causam e por desconhecerem que Jesus pode nos curar, através do seus ensinamentos e fé na suas promessasas.
Os discípulos abandonara tudo para seguirem o Mestre, e viveram pela fé, e a fé é testada o tempo todo pelo inimigo. Você aceitaria o convite de Jesus? Deixaria tudo para obedecê-lo, seguindo suas instruções? Sem questionar ou ficar Ansioso?
Abraão seguiu sem questionar, deixou sua família e seguiu em busca da terra prometida, sem saber para onde estava indo.
Moisés temeu o tamanho da responsabilidade de enfrentar Faraó, mas obedeceu e resgatou o seu povo da escravidão. O povo, mesmo depois de ver Deus abrindo o mar para passarem, viram os os egípcios serem engolidos pelas águas. Temiam diariamente pelo futuro e murmuravam, ansiosos com o que comer, beber e vestir. Estavam assustados com a situação, não entendiam que o único capaz de abrir o mar, é capaz de sustentá-los durante a caminhada pelo deserto! Parece lógico, mas viver pela fé nunca será fácil, não vivemos em um deserto real, mas muitas vezes caminhamos com a sensação de estar em um, olhar para o futuro e só ver areia, enfrentando o inimigo e as provações o tempo todo.
Quem falar que não fica ansioso, possue uma fé inabalável ou é mentiroso. Até nossas crianças estão contaminadas pela Ansiedade, e em muitos casos precisam de tratamento especializado, medicamentos e terapia, e é necessário o tratamento. Depois da Pandemia a insegurança com a contaminação, mudou a esperança quanto o nosso futuro. Ficamos conectados a notícias da quantidade de mortos e das sequelas cousada por um vírus tão pequeno que parou o mundo, causando sofrimento e dor, além das guerras, catastrofes, pessoas se matando por motivos futeis, como se a vida não tivesse valor. Toda essa situação infelizmente, abala nossa saúde, e torna muito difícil não ficarmos Ansiosos quanto ao futuro, uns mais e outros menos.
Ficar ansioso com uma resposta inesperada de um exame, a espera do resultado de uma biopsia, seria um motivo para ansiedade, mas a cada dia ficamos ansiosos, por coisas simples. O trênsito é um dos grandes termometros para a ansiedade, uma fechada já dispara o coração. Se roubam a sua vaga no estacionamento ou estacionam na frente do seu portão, já é motivo um aumento na pressão arterial, sentimos raiva e podemos ser levados até a um infarto. Nosso sistema nervoso, fica abalado e sai do prumo.
A maioria dos problemas que nos tiram a nossa paz, são resolvidos sozinhos pela ação do Espírito Santo, ou seja, desperdiçamos energia sem necessidade, sofremos por antencedência, sem motivo já que Jesus ensinou seus discípulos e Lucas enfatizou “…Não andeis ansiosos pela nossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.” Lucas 12:22. Comprovando que a Bíblia é atemporal, a Ansiedade continuam. Como vivemos em um país de abundância de alimento, mesmo sendo caro, poucas pessoas passam fome e roupas não são mais artigos de tanto luxo. Passamos a sentir Ansiedade por outras coisas, mais banais, culpando-se pela falta de dinheiro, como se o dinheiro solucionasse todos os problemas. Possuir a casa própria, carro bom e celular moderno, passaram a ser motivo para Ansiedade e busca incansável pelo dinheiro.
As crendices não diminuem a nossa ansiedade! Pegar 3 horas de engarrafamento para ir para praia pular 7 ondinhas de costa, não vai garantir que passemos menos ansiedade em 2023, que seja um ano melhor do que 2022 ou que vamos ter saúde.
O mundo busca crendices para tentar diminuir a ansiedade, o medo do futuro e da morte.
O único que tem poder para nos ensinar e aprendermos a não vivermos mais ansiosos, com medo do amanhã assombrando é o Deus Yaveh, o Todo poderoso, o grande EU SOU. Ele nos ensina, que basta cada dia o seu mal, nos ensina a diminuir a ansiedade e aprendermos a depender de Jesus, a obedecer as instruções do Espírito Santo consolador, que nos ensina a viver pela fé. Fé dada por Ele, como dom. Devemos creer que Jesus é o filho de Deus, o único Santo para se sacrificar em nosso lugar e pagar o preço de nossos pecados. Estamos limpos por Ele ter nos escolhidos e nos amado, mesmo continuando pecando, porque ainda somos todos pecadores, nós falhamos, mas o sangue de Cristo nos limpa, quando nos arrependemos.
É difícil, mas precisamos entender que vivemos pela Graça de Deus, recebendo o que nunca seríamos dignos de merecer, e pela Misericórdia de Deus, que não nos castiga pelos nossos pecado e o preço do pecado é a morte, o que nos torna vivo é o sacríficio de Jesus.
Somente pela fé, creendo na promessa de Deus, com a ação do Espírito Santo, conseguiremos viver sentindo menos ansiedade, quando recebemos a possível notícia de uma doença grave, nossa ou de alguém que amamos. Infelizmente, ficamos ansiosos por coisas banais, quando perdemos o celular ou algum documento, já pensando na possibilidade de ser roubado. Ficamos ansiosos quando alguém rala nosso carro, nos fecha no transito, quando sofremos Bulling ou somos injustiçados.
Deus nunca nos disse que viveriamos em um mundo justo, pelo contrário Ele deixa claro que nesse mundo, os filhos Dele teríam aflições, como os demais. A diferença está nas promesssas, está em nunca estarmos sozinhos, porque Ele habita em nós (ES), mesmo se quisessemos nos esconder, não conseguiriamos, porque Ele é onisciente, sabe de tudo, sabe sempre onde estamos, sabe o que pensamos antes de pensarmos e só nos deixa passar pelo que aguentamos passar.
“…quanto ao que haveis de comer.” Lucas 12:22
Quando vamos ao mercado, é dificil não sair frustrado com o quanto os alimentos aumentaram o preço. Hora disculpa é chuva, outra a seca, a greve dos caminhoneiro, outra foi a pandemia, outra é a gerra do outro lado do mundo. Imagine como é difícil para quem tem filhos, conseguir sustentá-los, Quantos não deixam de comer para dar aos pequenos. Vivemos em um país que usa os meios de comunicações para divulgar produtos que fazem mal, como comida necessária, parece e é delicioso, mas faz mal. Infelizmente são essas que as crianças querem.
É difícil abrir a geladeira e não ter nada a oferecer. É difícil não poder levar seus filhos para comer no MC Donald, porque ele quer ganhar o brinquedo.
Se crermos nosso Pai Celeste vai nos suprir. Jesus nos ensinou a orar pelo “Pão nosso de cada dia”, mas precisamos crer.
O seu povo caminhava pelo deserto, não diferente do que muitos vivem hoje. caminharam durante 40 anos, e recebiam do Céu o Maná. Acordavam cedo e colhiam o Maná somente para o dia, se pegasse a mais, ansioso com o dia seguinte, o Maná estragava. O povo passou por muitas provas, até aprenderem a confiar que Deus não deixariam morrer de fome, nem de sede. Deus promete que nos sustentara, não que poderemos comer em restaurantes chiques e caros todos os dias e precisamos aprender a sermos gratos pelo que recebemos, a gratidão pode nos tirar do deserto mais cedo.
“… quanto ao que haveis de vestir…” Lucas 12:22
E quanto a vestimenta sabendo que é o Senhor Deus quem nos dá aquilo que precisamos!
O povo andou durante 40 anos pelo deserto, murmurando, eram seguidos por uma nuvem que os protegiam do sol , eles viam a presença de Deus seguindo-os e ficavam ansiosos pelo que iriam vestir, e suas roupas não gastaram durante todos esses anos.
Hoje murmuramos, ficamos ansiosos, porque não conseguimos comprar roupas de marca e sapatos caríssimos, nos individamos para dar aos filhos o mesmo que os amigos possuem, com medo dos traumas. E estamos criando uma geração de crianças que mimidas, porque os pais os deram tudo o que não tiveram na infância. Nossas crianças e adolescentes não sabem passar por frustações e necessidades, fazem birras e conseguem o que querem, desde muito pequenos. E Jesus deixou bem claro na palavra que deveríamos corrigí-los, não lembro de versículo algum que diz aos pais para se individarem, gastarem no cartão, para dar tudo o que os filhos querem, muito além do que eles realmente precisam.
Você não tem mais roupa do que precisa? Se a roupa ficou mais de um ano no guarda-roupa e você não usou, lave e doe para quem precisa. Lembre que você tem somente dois pés e não precisa de tantos sapatos, nem de nenhum com a sola vermelha que custa uma furtuna, mais do que muitas famílias brasileiras recebem em meses. Precisamos tomar muito cuidado para não querer o que não precisamos e começarmos a nos moldar ao padrão desse mundo e deixarmos de obedecer o mandamento de amar ao próximo, porque quem ama, divide, reparte, pensa no que o outro precisa, seja ele irmão ou estranho.
“Não busquem ansiosamente o que comer ou beber; não se preocupem com isso. Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas.” Lucas 12:29 e 30
Quantos aqui, sabem realmenteo que é passar fome? Fome é diferente de querer comer chocolate ??? Ferreiro Roche e não ter dinheiro. Nós comemos chocolate Nestle e Garato, e devemos comemorar, e não deve ser todo dia. Deus diz que supriria todas as nossas necessidades básicas, não que nos tornariam glutões, obesos essa é a nossa parte da culpa. Lembrando que as frutas não fazem mal, porque Deus as criou perfeita, em compessassão o homem industrializou tudo, adicionou corantes e conservantes, sal ou açúcar em demasia. Por ignorância ou por comodismo, essas são as coisas que ansiamos comer e beber.
Calcule quanto você economizaria se tirasse das suas compras, tudo que não foi criado diretamente por Deus e você sabe que não faz bem a sua saúde? Buscamos ansiosamente comer e beber as delícias do rei Nabucodonosor, enquanto o que nos faz bem foi a opção de Daniel, Legumes e verduras (não tem nada haver com ser vegetariano). Você já orou para Deus curar o seu colesterol ruim que está altíssimo? Nós queremos milagres, mas não estamos dispostos a parar de comer frituras e carne gordurosa, porque nós agrada mais. Deus não faz a nossa parte! Ele sassia a nossa fome e sede e nos dá dissernimento do que devemos fazer. Lembrando novamente da sua onisciência, Ele sabe o que realmente nos faz bem, somos nós que nos deixamos moldar as coisas desse mundo.
“Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas serão acrescentadas a vocês.” Lucas 12:31
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.” Mateus 16:33
O que realmente importa? Qual foi a última e mais importante instrução que Jesus nos deixou?
Devemos gastar nosso tempo e energia, em primeiro lugar em dividir com o próximo o que temos de maior valor, “por onde estiver indo preguem a minha palavra”, testemunhe de mim! Deem exemplo do meu caráter.
“Vendamo que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói. Pois, onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.”
Lucas 12:32
Dividam o meu amor e os seus bens para saciar a fome dos muitos famintos, seja consolo para os aflitos, não aceite injustiça contra o próximo, e Deus vai lhe acrescentar o que tudo o que você relamente precisa. Não significa que seja o que queremos, nem na hora que queremos. Ele sabe o que nos faz realmente bem, mas o desejo por ter mais, facilmente nos torna ansiosos e frustrados, e facilmente questionamos a vontade de Deus.