João 15 – Relacionamentos e Responsabilidades
18 de October de 2023Neste trecho do Evangelho de João, Jesus está se aproximando de Sua crucificação e está dando instruções finais e consolo aos Seus discípulos:
Pedro promete lealdade: Pedro expressa seu desejo de seguir Jesus até a morte, mas Jesus prevê que Pedro O negará três vezes antes do galo cantar.
Jesus tranquiliza os discípulos: Jesus começa a tranquilizar Seus discípulos, dizendo-lhes para não ficarem perturbados. Ele lhes promete que está indo preparar lugares no céu para eles e que eles sabem o caminho para onde Ele está indo.
Tomé questiona: Tomé, um dos discípulos, questiona Jesus sobre como eles podem saber o caminho. Jesus responde afirmando que Ele é o caminho, a verdade e a vida, e que ninguém vem ao Pai senão por Ele.
Filipe pede para ver o Pai: Filipe pede a Jesus para mostrar-lhes o Pai. Jesus explica que quem O viu, viu o Pai e que Ele está no Pai e o Pai está Nele. Ele encoraja Seus discípulos a pedirem qualquer coisa em Seu nome, e Ele fará.
Obediência e promessa do Espírito Santo: Jesus fala sobre a importância de obedecer Seus mandamentos como uma demonstração de amor por Ele e pelo Pai. Ele promete que o Espírito Santo, o Consolador, virá habitar com aqueles que O amam e obedecem Suas palavras.
Previsão da traição e encorajamento: Jesus reafirma que estas coisas estão sendo ditas enquanto Ele ainda está com eles, mas o Consolador, o Espírito Santo, será enviado após Sua partida. Ele fala sobre Sua partida e a necessidade de que os discípulos O amem e O obedeçam. Ele antecipa a chegada da traição e da escuridão, mas encoraja Seus discípulos a não se alarmarem, pois a vitória já foi conquistada.
Neste trecho, Jesus oferece conforto espiritual, ensinamentos sobre a relação com o Pai e a promessa da vinda do Espírito Santo para guiar e fortalecer Seus discípulos. Ele também alerta sobre os desafios que estão por vir, mas assegura que eles não estarão sozinhos.